Páginas

sábado, 27 de dezembro de 2014

Água


Nosso bem mais precioso esta acabando, ok sei que grande parte da terra é composta de água, mais dela que de qualquer outra coisa, mas estamos falando de água potável, aquela que pode ser usada para alimentação e consumo.
Temos certa de 3% de água própria para consumo, que são aproximadamente 10,5 bilhões de Km³ de água, dessas gastamos cerca de 110 litros por dia, se somos uma população mundial de 7,2 bilhões de pessoas tem água suficiente para o que, cerca de 1600 anos?
Atitudes simples podem mudar essa perspectiva, afinal o que custa desligar a torneira quando estiver escovando os dentes e consequentemente não utilizando a água? Ou usar intervalos de tempo com o chuveiro ligado e desligado? Será que é realmente preciso lavar a calçada com água limpa? Por que não reaproveitar a água da roupa? E o carro por que não adotar o método de lavagem ‘à seco’ ?
Sei que muitas pessoas estão preocupadas e consumindo com mais consciência nosso ‘tesouro liquido’ entretanto só isso não é o bastante; estamos no século das descobertas cientificas, dos grandes conglomerados e da evolução tecnológica, por que não investir em métodos de reutilização de água, qual o motivos de não usar os 3R’s quando se trata de água também?

Estamos na era da inovação e como tal devemos melhorar os lugares onde vivemos; colocar esgotos para dentro de rios e mares é coisa do século retrasado, onde não se tinha perspectiva de futuro nem visão de presente, hoje temos a opção de sumidouros e tantas outras para serem inventadas ainda.